segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Origens do Rock: LITLLE RICHARD

A-wop-bop-a-loo-lop-a-lop-bam-boom! O grito primal do rock foi dado por Richard Wayne Penniman, mais conhecido como Litlle Richard, nascido em Macon, no estado da Georgia, em 1932. Segundo Lemmy Kilmister, Litlle Richard é a melhor voz do rock and roll de todos os tempos.
Estourou em 1955, com o clássico "Tutti Frutti", que foi gravado por Elvis e tantos outros. Tutti Frutti tornou-se o primeiro "hino" do rock. Seguiram-se os sucessos "Lucille", "Long Tall Sally" e "Rip it Up".
Apesar do pioneirismo e do sucesso, Litlle Richard era uma alma atormentada. Sua homossexualidade era motivo de conflito com sua formação religiosa conservadora. Chegou a largar a carreira para tornar-se pastor em 1958, chegando a gravar músicas gospel. Retornou em 1962, quando, em uma excursão pela Europa, conheceu os Beatles. Ainda nos anos 60, pegou carona  no interesse pelo rock e pela cultura norte-americana, excursionando pela Inglaterra. Durante os anos 70, procurou revitalizar sua carreira, gravando músicas soul, além de apresentar-se com seus maiores sucessos dos anos 50.
Vocalista mais virtuoso da primeira fase do rock and roll, Little Richard influenciou com seus falsetes, seu piano e seu temperamento extrovertido, os grandes nomes da história do rock, de Paul McCartney a Robert Plant, de Jerry Lee Lewis a Billy Preston, de Otis Redding a Freddie Mercury, de Elvis a Prince. Sua performance explosiva e insinuação em palco agitavam e levavam o público à loucura, chegando a causar tumultos. Sempre o centro das atenções, sua música ajudou a promover a desmistificação entre brancos e negros, uma vez que os jovens brancos passaram a invadir os espaços reservados aos negros, diretamente em frente ao palco, para dançarem juntos. Assim, jovens brancos puderam perceber melhor a discrepância do tabu racial vinda dos mais velhos e em que eram obrigados a acreditar.
Ao final de 1976, em eterno duelo com seu "outro lado", Little Richard sucumbiu novamente para a respeitabilidade de Reverendo Richard Penniman. Mas como passou a ser visto como um ícone do rock 'n' roll, seus sermões apareceram nos jornais fora de contexto. Em tais sermões, ele pregava a força absoluta da fé com frases como "Se Deus pode salvar um velho homossexual como eu, ele pode salvar qualquer um".
Nos anos 80, Richard passou a frequentar o cinema e a TV. Aparentemente, suas personalidades conflitantes, a do pastor e a do astro de rock passaram a viver em paz. Continuava excursionando pelo mundo, cantando seus sucessos e mostrando que a idade lhe preservou a vitalidade e a energia no palco, que contagiava nos anos 50.
Para conhecer Litlle Richard, ouça os seus clássicos. Tutti Frutti, Long Tall Sally, Lucille foi gravado por diversos artistas, de Elvis a Raul Seixas. Todos os grandes nomes do rock nos anos 60 e 70 tiveram no reverendo Penniman uma grande influência.Vale à pena conhecer mais um ícone do nosso bom e velho rock'n'roll.




Nenhum comentário:

Postar um comentário