segunda-feira, 25 de julho de 2011
Origens do Rock'n'roll: JOHNNY CASH
Neste post, escrevo sobre outra lenda do Rock: John Ray Cash (1932-2003), ou simplesmente Johnny Cash. Foi um dos precursores do rock, embora tenha tido uma carreira mais identificada com a música country. Nos primórdios, foi companheiro de gravadora (Sun Records) de Elvis Presley e Jerry Lee Lewis, tendo, inclusive, participado de exaustivas turnês com ambos no início da carreira.
Sua voz sepulcral e a inconfundível batida de seu violão foram a sua marca registrada, ao longo de quase 50 anos de carreira. Sua parceira, de palco e da vida, June Carter, foi a co-autora de diversos sucessos de Cash, como ring of fire.
Teve uma vida conturbada, marcada pelo vício em drogas e no álcool e pelo sobe-e-desce da carreira. Quase esquecido pela mídia (não pelos fãs), foi redescoberto pelo produtor Rick Rubin nos anos 90, e novamente ficou em evidência, obtendo grande sucesso comercial. Ignorado pelas rádios, ganhou um Grammy de melhor álbum country em 1996, e respondeu à indústria da música que o ignorava mostrando o dedo médio em uma página inteira da famosa revista Billboard.
Johnny Cash influenciou incontáveis músicos ao longo de sua carreira. Foi o elo de ligação entre o rockabilly e o rock'n'roll propriamente dito. Foi o primeiro artista a ter um impacto visual significativo: se apresentava todo vestido de preto, como se fosse a um funeral.
Após a sua morte em 2003, o man in black foi homenageado de diversas maneiras. A mais importante foi o filme Walk the Line (no Brasil, Johnny e June), onde foi interpretado por Joaquin Phoenix. Este filme rendeu o oscar de melhor atriz para Reese Whiterspoon, interpretando sua eterna parceira June Carter. No Brasil, Cash foi homenageado pela banda Matanza, que gravou um álbum com músicas de Johnny: To hell with Johnny Cash, de 2005.
Johnny Cash foi o avô do rock. Foi o artista que mais contribuiu para a formação do gênero, separando-o do rockabilly, do country, e tornando-o próprio. Escrevia letras sobre marginalizados, presos (apresentou-se várias vezes em presídios, para detentos), e aqueles a quem considerava à margem. Foi rebelde, dentro daquilo que se tolerava como tal naquela época. Antes mesmo de Elvis estourar e ser chamado de rei (injustificado, na minha opinião...), Cash já era famoso, e curtia a vida rocker (sexo e drogas) como poucos.
Espero que este post os estimule a buscar mais informações sobre este grande artista. Se curtimos o nosso bom e velho rock'n'roll hoje, devemos muito a este senhor e sua voz sepulcral.
OBS: No meu profile no Facebook, mais sobre Johnny Cash e o Rock'n'roll: http://www.facebook.com/cleandro.boeira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário