sexta-feira, 22 de julho de 2011

Visão Feminina - As Musas do Metal • Part. I

Buenas gurizada!
Por problemas técnicos, fiquei devendo um post sexta passada, não é?! Para compensar, preparei uma dobradinha de Musas do Metal! =)
Então, que se vamo!

Se vocês pensam que metal é feito só por e para os homens, vocês estão muito enganados! E eu estou aqui para mostrar isso!
Para isso, eu separei algumas bandas de metal que possuem mulheres em suas formações, e que indico muito!
Let's Go! ;D

Lacuna Coil
Comecemos com uma das minhas favoritas! A Lacuna Coil é inspirada pelo imaginário gótico, e seus membros são conhecidos musicalmente por compor canções que consistem em linhas de guitarra entrelaçadas com o teclado, contrastando com vocal feminino e masculino, tornando o som bastante melódico. são inspirados por bandas como Depeche Mode, Paradise Lost, Tiamat, Septic Flesh, Type O Negative e In Flames. A banda é de Milão e fora formada em 1994. 
Seus atuais membros são:: Cristiano Migliore e Marco Biazzi nas guitarras, Marco Coti Zelati no baixo, Cristiano Mozzati na batera e ainda, fazendo a parceria com Andrea Ferro no vocal, a principal das nossas musas do metal, de hoje:: 
Cristina Scabbia!
(Milão, 6 de Junho de 1972)
Cristina era amiga dos membros do Lacuna Coil e começou a usar suas habilidades vocais como backing vocal na banda. Quando eles perceberam o seu interesse em cantar com o Lacuna, planejaram gravar uma demo junto com Cristina para ser enviado às gravadoras e conseguirem um contrato. Inicialmente ela foi chamada para cantar partes dos refrões, mas a banda gostou da dualidade do som masculino/feminino e pediram para ela se tornar um membro oficial da banda, sendo a última a se juntar à atual formação.
Logo após gravarem o demo, eles assinaram inicialmente com a gravadora Century Media. Antes mesmo do lançamento do primeiro álbum em 1997, a banda já estava na sua primeira turnê.
Além de vocal da Lacuna, Cristina é colunista da revista de rock Revolver juntamente com o Vinnie Paul, do Pantera. Ela diz que é difícil dizer o que a influencia como música e ela sente que qualquer tipo de música tem influência sobre ela.
Ela também participou do remake da música "A Tout Le Monde" do álbum United Abominations do Megadeth. A música é um dueto com "Dave Mustaine" e foi o primeiro single do álbum.
Além disso, sabem de quem ela é noiva? Do James Root. Yeah! O guitarrista do Slipknot!
Com certeza ela representa muito bem a classe feminina no cenário do rock!
Dê um pulo no site oficial do Lacuna! Metal italiano da melhor qualidade!


Epica 
É uma banda holandesa de metal sinfônico, fundada por Mark Jansen (ex-guitarrista do After Forever) no final de 2002. Utiliza vocal soprano e gutural, e suas letras retratam amor, ódio, agonia, revolta, cultura, religiões e o sentido da vida.
A Epica é formada pelo já mencionado Mark Jansen, dono da guitarra e do vocal gutural, YvesHuts no baixo, Coen Janssen no teclado e piano, Isaac Delahaye na guitarra apoio, Ariën van Weesenbeek na bateria e a linda da Simone Simons (17 de Janeiro de 1985) que toma conta do vocal meio-contralto, ou seja, seu timbre de voz é intermediário entre o meio-soprano e o contralto.
Em junho de 2003 a banda lançou seu primeiro álbum, The Phantom Agony, com nove faixas, destacando-se "Cry For the Moon", que teve uma aceitação imediata da mídia, e hoje eh um dos hits da Epica.


                                             Tristania
Banda  norueguesa fundada em 1996, é geralmente classificada como doom metal. Em seus primeiros lançamentos a banda tinha um som baseado em riffs do black metal com teclado dominante, com bastante foco nos vocais femininos "teatrais" e instrumentos musicais tipicamente eruditos como o órgão de tubos, a flauta e o violino. A banda também fez uso extenso do vocal gutural.  Em álbuns posteriores, a banda procurou balancear mais o estilo vocal e adotar uma postura mais progressiva em seu som.
A musa da Tristania é a italiana Mariangela "Mary" Demurtas (Ozieri, 4 de Novembro de 1981), entrou na formação da banda em outubro de 2007 para substituir a até então vocalista Vibeke Stene, que se desligou do grupo em fevereiro daquele ano. Mary diz ter influências musicais de: Janis Joplin, Diamanda Galas, Lisa DalBello, Lauryn Hill, Skin, Chris Cornell e Jeff Buckley. Quer mais?! =)



The Agonist
The Agonist (inicialmente conhecido como The Tempest) é uma banda  banda canadense de death metal melódico formada em 2004, na cidade de Montreal pelo guitarrista Dani Marino, o baixista Chris Kells, Sónia Ferreira e a vocalista Alissa White-Gluz. Eles lançaram o primeiro album chamado [[ ]] em agosto de 2007. Ao lançar o álbum os integrantes sentiram-se estimulados a adicionar um baterista a banda, e então Simon McKay torna-se oficialmente um dos membros do The Agonist. A banda alcançou grande popularidade com o lançamento de Lullabies for the Dormant Mind, principalmente por seu single/vídeo "Thank you, Pain".
O The Agonist é conhecido principalmente pela capacidade de sua vocalista, Alissa White-Gluz, em fazer o vocal limpo e o vocal gutural, e o uso do Danny Marino de duas ou mais melodias e acordes de interseção heterodoxo muitas vezes com intervalos de largura e deslocamento de oitava. O tema das músicas giram em torno de preocupações morais, tais como os direitos dos animais, os dilemas da sociedade e do estado do mundo. Além do mais, a musa dos cabelos azuis-arroxeados apareceu duas vezes como uma "the hottest chicks in metal" (garotas mais quentes do metal) pela Revolver em Julho de 2001 e Maio de 2009!
Bem merecido, né não?! =P


                                                                                                         Evanescence
Banda de metal alternativo dos Estados Unidos, formada em Little Rock, Arkansas em 1995 pela cantora e pianista Amy Lee e o guitarrista Ben Moody. Lançaram o seu primeiro álbum de estúdio, Fallen, em 2003. Fallen vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e ajudou a banda a ganhar dois Grammy Awards. Um ano mais tarde, a banda lançou o seu primeiro álbum ao vivo, Anywhere but Home, que vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo. O segundo álbum de estúdio, The Open Door, de 2006, vendeu mais de 6 milhões de cópias. A banda sofreu diversas alterações em sua formação, tendo hoje Terry Balsamo na guitarra, Tim McCord no baixo, Will Hunt na bateria, Troy McLawhorn na guitarra ritmica e a perfeita da Amy Lee no vocal, piano e teclado, sendo a única integrante restante da formação original.
Amy já fez parcerias que tiveram grande repercussão como por exemplo na faixa "Broken" da banda sul-africana Seether, fez backing vocals em "Missing You" da banda Big Dismal e recentemente participou do acústico do Korn, numa versão da música "Freak on a Leash". Teve participação também no clipe como Johnny Cash, em "God's Gonna Cut You Down".
Em 2006, a revista Blender colocou Amy na lista das mulheres mais sensuais no rock, junto com Joan Jett, Courtney Love e Liz Phair. Oh yeah!


Nightwish
É uma banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996 na cidade de Kitee, na Finlândia, pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen. O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), e ganhou fama na Europa com o álbum Oceanborn (1998). Contudo, foi com os álbuns Wishmaster e Century Child que adquiriu reconhecimento mundial. O álbum de 2004, Once, foi um grande sucesso internacional, permitindo que o Nightwish realizasse várias turnês visitando dezenas de países ao redor do mundo, e o single "Nemo" incluiu a banda dentro da programação da MTV, assim como o single "Wish I Had an Angel", ambos usados em trilhas sonoras de filmes norte-americanos.
A formação original ainda contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista (#sualinda) Tarja Turunen. Atualmente o grupo tem cinco integrantes, sendo que Tarja e o primeiro baixista, Sami Vänskä, já não estão mais envolvidos. Hoje o Nightwish conta com Emppu Vuorinen na guitarra e violão, Jukka Nevalainen na bateria, Marco Hietala no baixo, Tuomas Holopainen no teclado, piano e vocal masculino e a nova musa Anette Olzon no vocal feminino.
Devido à grande diferença vocal entre Tarja e Anette, os fãs passaram a chamar a banda de "O novo Nightwish". A opinião dos fãs é que Annete é inferior a Tarja. Tanto em voz quanto em beleza, embora Anette esteja bem longe de ser uma má vocalista e feia. O que assombra os fãs é que o Nightwish se perca, não pela ausência de Tarja, mas pelo fato de se descaracterizar ao optar não mais por um vocal lírico.
A voz de Tarja é descrita pela crítica como poderosa, marcante e emocional, e mesmo críticos que não apreciam música clássica já apontaram que Tarja sabe usar suas raízes clássicas muito bem dentro do heavy metal. Ela sempre foi descrita como a responsável pelo sucesso do grupo internacionalmente, também sempre foi respeitada por outros artistas e bandas do gênero: Slash Hudson, Scorpions, Iron Maiden, Ozzy Osbourne e Mötley Crüe já se posicionaram favoravelmente a Tarja e ao seu trabalho no Nightwish.

Bueno! Para confirmar todas as minhas indicações, criei uma playlist pra vocês darem uma conferida!
E fiquem ligados, na próxima semana:: As Musas do Metal • Part. II! 
Beeeijos da @aJuhLopes ;*


MusicPlaylistView Profile

2 comentários: